"A participação não é um conteúdo que se possa transmitir, mas uma mentalidade e um comportamento com ela coerente. Também não é destreza que se possa adquirir pelo mero treinamento. A participação é uma vivência coletiva e não individual, de modo que somente se pode aprender na práxis grupal. Parece que só se aprende a participar, participando" (BORDENAVE, 1994).
Os alunos do 2º ano do Curso de Formação de Docentes, do Colégio Estadual Renascença Pe J. J. Vicente, trabalharam na disciplina de Sociologia a questão da política e através de debates juntamente com a professora Delma Scandolara, decidiram participar das sessões da Câmara de Vereadores para conhecer melhor como acontece as decisões políticas em Renascença.
Na primeira participação os alunos levaram através de um ofício, que contou com a colaboração na elaboração da professora Ana Maria Zanini, questões para os vereadores: a primeira foi quanto ao projeto da Biblioteca Pública, que já foi aprovado e ainda não foi executado; a segunda foi pedir aos vereadores quanto a possibilidade do uso da fotocopiadora do legislativo por parte do Curso de Formação de Docentes.
Os alunos perceberam que algumas questões vão além do poder local e ao mesmo tempo entenderam que é essencial a participação da população nas sessões da Câmara Municipal, pois o conhecimento é a única maneira de poder participar para melhorar a sociedade.
Dando continuidade a este trabalho os alunos do 2º e 3º ano do Curso de Formação de Docentes fizeram uma escala para acompanhar as sessões da Câmara, e assim poderem intervir na construção de uma sociedade justa e igualitária.
|