Alunos das escolas públicas de Renascença assistiram, na quinta-feira, ao espetáculo infanto-juvenil "Quem Diria", apresentado pelo Centro de Artes Théspis. O espetáculo aborda dois temas atuais e de extrema importância para os adolescentes: Aids e bullying. A peça foi encenada pelos atores Cristina Partichelli, Marco Aurélio Fraporti, Adinan Fidélis e Anselmo Hofstater. A apresentação é ambientada com cenas que se dividem entre passado e presente; num primeiro momento os alunos de uma escola praticam violência física, moral e humilham um colega de aula. No futuro o aluno vítima de bullying forma-se médico, e aqueles que o descriminavam passam a ser pacientes dele. No decorrer da história, uma das colegas defende o aluno até o último momento e no futuro se forma psicóloga.
O personagem Bruno é discriminado por ser acima do peso, nem chegando a ser obeso, passando por discriminação física. O espetáculo foi oferecido gratuitamente pela administração municipal através do Departamento de Cultura. O cenógrafo foi Marco Aurélio Fraporti Vigineski. Wilmar Mazzetto, diretor do Departamento de Cultura, disse que o objetivo é proporcionar aos alunos das escolas públicas contato com a arte em seus mais variados aspectos. Durante o ano, o centro de eventos do Parque Yara recebe milhares de pessoas para prestigiar espetáculos de dança, música e teatro.
Na próxima semana, por exemplo, será realizada uma peça teatral sobre abuso sexual direcionada apenas para os pais.
Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500 Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito