Quantidade de Páginas visitadas

COMO ACOMPANHAR O ESTUDO DOS FILHOS?




Notícia publicada no Jornal Diário do Sudoeste


Dirceu Antonio Ruaro

No texto de hoje, tento responder a um questionamento que me foi feito numa das palestras com pais, numa escola pública de uma rede municipal de ensino.Sabemos todos nós que é importante sim acompanhar o estudo dos filhos, saber como a escola atua, saber como o professor trata as crianças, que tipo de aulas desenvolve e qual o nível de participação da turma nas aulas.Sabemos, também, que é fundamental a participação dos pais nos estudos das crianças e adolescentes para que eles tenham um bom desempenho na escola.

Especialistas da área educacional consideram muito importante que os pais estejam disponíveis para ajudar os filhos nas tarefas escolares. Mas ajudar, não fazer por eles.Sanar dúvidas que podem surgir mostra às crianças que seus pais estão interessados e dando importância aos estudos e a ela mesma como filho (a). A criança/adolescente, sente-se valorizado percebendo que os pais lhe dão importância.Ao acompanhar a criança/adolescente nos estudos, é que se pode identificar quais as reais dificuldades que o filho (a) apresenta. Mas cuidado, estou dizendo “acompanhar”, e não “sufocar”.

É natural que qualquer criança/adolescente possa ter alguma dificuldade em determinadas matérias.Pode ir muito bem em matemática, mas ter dificuldade em leitura, ou vice-versa. Além, disso, também é importante o contato frequente com a escola, coordenação, professores para saber do desempenho do filho (a). Também é salutar saber do comportamento não só acadêmico como relacional. As relações interpessoais do filho (a) na escola influenciam positiva ou negativamente no desempenho escolar.

E, nesse sentido, uma conversa aberta com os professores é salutar. Digo uma conversa aberta, porque os pais têm a tendência de “proteger os filhos” e sempre que há uma queixa de comportamento relacional, costumam pensar que seus filhos não são do jeito que o professor relata, porem, ninguém melhor do que os professores para observar e perceber os diversos comportamentos das crianças e adolescentes. Assim, é importante demonstrar interesse pelo que as crianças/adolescentes estão aprendendo na escola. Perguntar sobre conteúdos e atividades é uma forma de demonstrar o interesse.

Mas cuidado, outra vez, preciso dizer, “acompanhar” e não “sufocar”. Dedicar um tempo diário ou semanal para conversar sobre as coisas da escola, ajuda o filho (a) a perceber que os pais têm e demonstram interesse pelo que ele (a) aprende e faz na escola.Mais que isso, os filhos (as) percebem que os pais estão interessados na vida deles(as).Mas cuidado com os comentários sobre os temas e conteúdos de ensino e de aprendizagem. Se os pais consideram o conteúdo defasado ou ultrapassado, devem discutir isso na escola, com os professores, sem influenciar negativamente os filhos.

É bom e necessário acompanhar a metodologia e as estratégias de ensino, até para poder ajudar e acompanhar os filhos nos estudos.É necessário ajudar e acompanhar os estudos, porém, muito cuidado. A ajuda em casa precisa ser de forma lúdica, divertida, responsável e séria, mas sem críticas e cobranças descabíeis, pois o excesso pode ser mais prejudicial do que benéfico. Além disso, é preciso vigiar as palavras e expressões utilizadas, para não ser essa ajuda um “reforço negativo”. Entender no que a criança/adolescente está errando é muito bom para poder ajudar. Mas entender não significa buscar culpados.

Por isso, não se pode ajudar quando se quer colocar a culpa em alguém. Agir preventivamente ajuda muito a não precisar buscar culpados.Para finalizar, é muito importante ter uma 10/06/2015 Como acompanhar o estudo dos filhos? organização nos estudos, independentemente da idade ou do curso. É necessário ter uma rotina, um horário estabelecido, mas atenção, crianças e adolescentes precisam da ajuda dos pais (adultos) para se organizarem. Para ter tempo para o estudo e para o lazer.

É importante que a criança ou o adolescente saiba que em determinada hora terá de estudar, mas que depois poderá fazer outra atividade.Simplesmente “cortar” os pequenos prazeres e brincadeiras pode ser um “tiro no pé”. Usar de estratégias para modificar o comportamento com relação ao estudo e as brincadeiras pode contribuir para aumentar o grau de responsabilidade, pensem nisso, enquanto lhes desejo boa semana.



Dirceu Ruaro: Professor – Pedagogo-Psicopedagogo Clínico e Institucional- Gestor de Educação Pública – Secretário Municipal de Educação de Vitorino-PREducador - Doutor em Educação. Membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná. www.dirceuruaro.com.br dirceu_ruaro@yahoo.com.br



FONTE:
Notícia publicada no Jornal Diário do Sudoeste - Pato Branco

Atualizado em 28/05/2015 às 03:00)

http://www.diariodosudoeste.com.br/opniao/2015/05/como-acompanhar-o-estudo-dos-filhos/1407770/






























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito