Quantidade de Páginas visitadas

COPA DO MUNDO - JORNAL CERNEWS





A HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL.

O Campeonato Mundial de Futebol ou ainda o Campeonato Mundial FIFA, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Foi criada em 1928 por Julis Rimet, o primeiro campeonato ocorreu em 1930 no Uruguai e a seleção que acolheu o evento saiu vencedora.

O torneio é realizado em duas fases, as eliminatórias permitem que as melhores equipes de cada continente participem do campeonato, onde trinta e duas equipes nacionais competem por um período aproximado de um mês.

O Brasil é o único país que participou de todos os campeonatos até a atualidade, sendo também o líder em vitórias (cinco), a Itália ocupa o segundo lugar com quatro vitórias, a Alemanha ganhou três campeonatos, o Uruguai e a Argentina venceram dois campeonatos cada, França, Inglaterra e a atual campeã Espanha, ganharam uma Copa do Mundo cada.

A Copa do Mundo de Futebol iniciou-se com a criação da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) em 21 de maio de 1904. A FIFA, entidade máxima do futebol, foi fundada em Paris, na França. O primeiro campeonato era para ter acontecido em 1906, mas os dezesseis países que foram convidados não confirmaram a sua participação. Em 1914 a ideia foi reavaliada, mas a Primeira Guerra Mundial bloqueou a iniciativa. A proposta da FIFA foi aceita em uma conferência em Amsterdã, no dia 26 de maio de 1928, em 1930 acontecia a primeira Copa do Mundo de Futebol no Uruguai, país anfitrião.

Foram escolhidas treze seleções previamente selecionadas pela FIFA para participar do evento sem disputa de eliminatórias, sete foram da América Latina (Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), quatro da Europa (Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia) e duas da América do Norte (México e Estados Unidos).

O formato e o número das equipes participantes, mudou muito desde a primeira copa até a atual. Na maioria dos torneios, é composto por um round-robin seguido de uma fase única de eliminação (mata-mata).

• 1930: Uma fase de grupo, seguida por uma fase de eliminação com um jogo contando com 4 equipes (os vencedores do grupo; note que não houve decisão de 3º lugar)

• 1934-1938: Eliminação do torneio em um jogo; estes foram os únicos torneios sem uma fase de grupos.

• 1950: Um grupo-fase de início, seguido por outra fase de grupos com quatro times (os vencedores de cada fase); este é o único torneio sem um jogo oficial final.

• 1954-1970: Uma fase de grupos, seguida de uma fase de eliminação com oito times (os dois primeiros de cada chave).

• 1974-1978: Uma fase de grupos, seguida por uma fase de grupos com 8 equipes (os vencedores e vice colocados de cada chave), seguida pela final

• 1982: Uma fase de grupos inicial, seguida por outra fase de grupos com doze times (vencedores e segundos colocados de cada chave), seguida por semifinais e final.

• 1986-1994: Uma fase de grupos, seguida por uma fase de eliminação com 16 equipes (os vencedores, segundo colocados e melhores terceiros colocados de cada chave).

• 1998-presente: Uma fase de grupos, seguida por uma fase direta de eliminação com 16 equipes (os vencedores e segundo-colocados).



Copa do Mundo na cultura popular

A Copa do Mundo de Futebol inspirou a produção de inúmeros documentários, e filmes. O impacto do Mundial sobre a música também é importante. Os países participantes tem um hino criado para a Copa que é tocado inúmeras vezes em referência a seleção nacional. Desde a Copa de 1962, vários álbuns musicais já foram lançados, cada Mundial possui uma canção oficial e a parti de 1998 passou a ter um hino oficial. Algumas canções já foram inspiradas na Copa do Mundo, como é o caso de "Pra frente Brasil", criada para incentivar a seleção brasileira na Copa de 1970.

Produtos são criados, produzidos e vendidos para cada Copa do Mundo. Séries de selos são emitidos em diferentes países e álbuns de figurinhas dos futebolistas e moedas comemorativas da Copasão criados, por exemplo. Jogos eletrônicos também são criados para cada Mundial. World Cup Carnival, World Cup Italia '90, World Cup USA '94, World Cup 98, 2002 FIFA World Cup, FIFA 06: Road to FIFA World Cup, 2006 FIFA World Cup e 2010 FIFA World Cup South Africa são os jogos eletrônicos da Copa do Mundo licenciados pela FIFA.

Quanto o Brasil gastou para a Copa?

Segundo o balanço oficial, foram 25,6 bilhões de reais gastos em obras para o torneio, entre obras de estádios e infra-estrutura. Deste valor, 83,6% saíram dos cofres públicos, sendo que apenas 4,2 bilhões de reais são da iniciativa privada.

A maior parte dos gastos foi feita para o transporte e aeroportos. Somadas, as obras de vias e transporte público e dos aeroportos dá 60,1% dos investimentos. São 33,6% (ou 8,6 bilhões de reais) com transporte terrestre e 26,5% (6,8 bilhões de reais) com o transporte aéreo. Os portos ainda somaram 2,6% do total dos investimentos, enquanto a infraestrutura das telecomunicações receberam 1,4% dos investimentos. Estes foram os gastos que ficarão como legado após o torneio.

O segundo maior gasto foi com os estádios. 27,7% dos 25,6 milhões de reais foram investidos nas reformas e construção dos 12 estádios do Mundial, totalizando 7,09 bilhões de reais. Outros 7,3% foram utilizados para segurança pública, enquanto o turismo recebeu 0,8%.

Ainda segundo os dados oficiais do governo brasileiro, as obras da Copa do Mundo geraram um total de 3,6 milhões de empregos diretos.



Mais de 70% dos brasileiros acham desnecessários investimentos feitos para Copa, diz pesquisa.

18/02/2014

Pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Transporte/Instituto MDA aponta que 75,8% dos brasileiros consideram desnecessários os investimentos feitos para a realização da Copa do Mundo. O levantamento, que ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios de cinco regiões do país, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, apontou também que apenas 13,3% dos pesquisados disseram que os recursos disponíveis para o evento foram aplicados de forma adequada.

Para a maioria do entrevistados - 80,2% -, no lugar dos estádios, o dinheiro deveria ter sido utilizado para melhorar outras áreas. Apenas 17,6% concordaram com os investimentos feitos para a Copa do Mundo, acreditando que vão ajudar no desenvolvimento do esporte no país.



Conheça os estádios que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014

1- Maracanã

Depois de 1950, Maracanã receberá sua segunda final de Copa do Mundo em 2014. O Rio de Janeiro vai receber o jogo mais importante da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014: a grande final, no dia 13 de julho de 2014. Assim como na Copa das Confederações de 2013, todos os olhos estarão voltados para o Maracanã, onde será definido o campeão do torneio. Mas a Cidade Maravilhosa também será a sede de outras seis partidas. O primeiro jogo no Rio será no dia 15 de junho, domingo, às 19h. O confronto vai opor o cabeça de chave do Grupo F, a fortíssima Argentina de Lionel Messi, e a seleção da Bósnia-Herzegovina, única estreante do Mundial.

2 - Arena Corinthians

Arena Corinthians será o palco da abertura da Copa do Mundo e mais cinco partidas.Na quinta-feira 12 de junho de 2014, às 17h, as atenções do mundo estarão voltadas para a Arena Corinthians, em São Paulo. Na abertura da Copa do Mundo da FIFA, o Brasil fará sua estreia contra a Croácia. O novo estádio ainda será palco de mais cinco partidas.

Em 19 de junho, quarta-feira, às 17h, o bicampeão (1930 e 1950) Uruguai, cabeça de chave do Grupo D, enfrentará a Inglaterra, campeã de 1966.

O próximo jogo da Arena Corinthians está agendado para 23 de junho, uma segunda-feira, às 13h. Estarão em campo, a sempre forte Holanda e o Chile, em confronto válido pelo Grupo B.

3 - Mineirão

Mineirão poderá ser palco de jogão entre Brasil e Espanha na Copa do Mundo Argentina, Colômbia e Bélgica são os cabeças de chave que atuarão, na primeira fase, em Belo Horizonte. A primeira partida da Arena Mineirão no Mundial será no dia 14 de junho (sábado), às 13h, entre Colômbia e Grécia. O duelo vale pelo Grupo C, que também conta com Costa do Marfim e Japão.

4 - Mané Garrincha

Mané Garrincha será palco de Brasil e Camarões, além de mais seis jogos. A capital do país, Patrimônio Cultural da Humanidade, ganhou um estádio que mantém a tradição dos monumentos da cidade. Uma das arenas com mais jogos na Copa do Mundo, ao lado do Maracanã, o Estádio Nacional Mané Garrincha terá sete partidas. A primeira delas será entre Suíça, cabeça de chave do Grupo E, e Equador, no dia 15 de junho (domingo), às 13h.

5 - Arena Pantanal

Rússia e Colômbia passam pela Arena Pantanal na primeira fase

Sede da Copa do Mundo vista como porta de entrada para o Pantanal, Cuiabá terá quatro partidas do Mundial em uma arena construída especialmente para a competição.

6 - Arena Cuiabá receberá quatro jogos na Copa do Mundo

O primeiro duelo na Arena Pantanal será em 13 de junho, entre Chile x Austrália, partida válida pelo Grupo B.

O confronto seguinte será pela chave H, no dia 17 de junho (terça-feira), entre Rússia e Coreia do Sul, pelo Grupo H.

7 - Arena da Baixada receberá partida da Espanha, atual campeão Mundial, na Copa do Mundo

A Arena da Baixada já era uma das mais modernas do país e entrou em reformas para elevar seu padrão de qualidade e receber quatro jogos da Copa do Mundo, todos válidos pela primeira fase.

Os torcedores terão no dia 16 de junho (segunda-feira), às 16h, a primeira partida no local, entre Irã x Nigéria. O jogo é válido pelo Grupo F do torneio, que também reúne Argentina e Bósnia-Herzegovina.

8 - Arena da Amazônia vai ser palco de Inglaterra e Itália na Copa do Mundo 2014

Maior estado brasileiro, o Amazonas vai receber em sua capital, Manaus, quatro jogos válidos pela primeira fase da Copa do Mundo de 2014, sendo que um deles envolverá um cabeça de chave da competição.

A curiosidade é que só a área da floresta amazônica, que tem 1,5 milhão de quilômetros quadrados, supera a de sete dos oito países que pisarão o gramado da Arena da Amazônia - apenas os Estados Unidos tem território mais vasto.

9 - Arena Castelão receberá confronto clássico entre Brasil e México na Copa do Mundo 2014

Nada menos que dez títulos mundiais vão desfilar pela Arena Castelão durante a primeira fase da Copa do Mundo. Brasil, Alemanha e Uruguai têm compromissos no estádio da capital cearense na fase inicial do torneio.

Arena Castelão foi o primeiro estádio a ser entregue para a Copa do Mundo.

10 - Arena das Dunas será palco de quatro partidas da primeira fase da Copa

Ponto mais próximo entre as cidades-sedes brasileiras e o continente europeu, Natal receberá quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, todos válidos pela primeira fase. A primeira partida na Arena das Dunas será válida pelo grupo A, o mesmo do Brasil. O confronto será entre México x Camarões, em 13 de junho, às 13h.

11 - Beira Rio receberá jogos da Argentina, França e Holanda

Acostumado ao vermelho do Internacional, o estádio Beira-Rio ganhará novas cores durante a Copa. O primeiro jogo na arena será em 15 de junho (domingo), às 16h, entre França x Honduras, do Grupo E. Três dias depois, na quarta-feira 18 de junho, às 13h, o confronto será do Grupo B, colocando frente a frente a Holanda, atual vice-campeã mundial, e a Austrália.

12 - Arena Pernambuco será palco de cinco partidas da Copa do Mundo, entre elas uma das oitavas

Terra repleta de belezas naturais, berço de manifestações culturais singulares e povoado por pessoas apaixonadas por futebol, Pernambuco vai receber em sua capital, Recife, cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. E, logo na primeira fase, a tetracampeã Itália, de Mario Balotelli, e a tricampeã Alemanha, cotada por todas entre as favoritas ao título, vão desfilar pelo gramado da Arena Pernambuco.

13 - Fonte Nova vai receber reedição da final da Copa

Três super clássicos europeus vão movimentar a Arena Fonte Nova, em Salvador, na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. O primeiro duelo opõe simplesmente os dois finalistas da última Copa: Espanha x Holanda.

O confronto vale pelo Grupo B e será em 13 de junho. Na segunda-feira, 16 de junho, desta vez às 13h, entram em campo a sempre favorita Alemanha e Portugal, do astro Cristiano Ronaldo.



Brasil encara Croácia, México e Camarões na primeira fase da Copa do Mundo

Brasil pode pegar finalistas da Copa de 2010 nas oitavas. Brasil encara Croácia, México e Camarões na primeira fase da Copa do Mundo

O Brasil estreia no dia 12 de junho, em São Paulo, contra a Croácia, na abertura da Copa do Mundo. Depois, a Seleção viaja para Fortaleza encarar o México no dia 17 e, por fim, termina sua participação na fase de grupos contra Camarões, emBrasília, no dia 23.



Informações retiradas dos sites:

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2014/02/18/interna_politica,499521/75-8-dos-brasileiros-acham-desnecessarios-investimentos-feitos-para-copa-diz-pesquisa.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA

http://www.cbnfoz.com.br/editorial/esporte/24122013-56A278-arenas-da-copa-estadios-onde-aconteceram-os-jogos-da-copa-do-mundo-de-2014

http://placar.abril.com.br/materia/governo-divulga-gastos-com-a-copa-do-mundo-25-6-milhoes-de-reais



Os textos e informações foram selecionados e/ou produzidos pelos alunos do Programa Mais Educação – Jornal Escolar dos 8ºanos e 9º anos.




























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito