Mais de 400 pessoas lotaram o auditório do Centro de Eventos na sexta-feira, dia 05/03, para participar da primeira reunião de pais do ano. O trabalho foi resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação, o Colégio Estadual de Renascença, a Escola Municipal Professora Ida Kummer, e o Centro de Educação Infantil Girassol. Além da presença maciça dos pais de alunos, a primeira reunião pedagógica do ano letivo de 2010 contou com a presença de professores, diretores e equipes pedagógicas das escolas.
O encontro teve duas palestras. A primeira delas com o Padre Lessir Bortoli, que enfocou o tema "Família". A segunda palestra, abordando a adolescência como tema principal, foi ministrada pela psicóloga de Francisco Beltrão, Franciele Franzoni.
De acordo com a Secretária de Educação de Renascença, Claudinéia Porta Lorenzon, o objetivo principal da reunião foi criar um intercâmbio entre pais e escola. "O tema abordado foi educação. E o padre Lessir frisou bastante a importancia da presença da família na educação das crianças", salientou a secretária. Ainda segundo ela, reuniões como essa são essenciais para um bom andamento da vida escolar das crianças. "É preciso um apoio familiar. a essência do cidadão é a família. Se a escola não trabalhar junto com a família, não temos êxito na educação", acrescentou. Claudinéia disse ainda que esta é apenas a primeira reunião com os pais, pois durante o ano serão realizadas outras atividades semelhantes.
O diretor do Colégio Estadual de Renascença, Luiz Carlos Blachessen, reiterou a intensa participação dos pais na reunião. Além disso, Luiz elogiou a palestra do pároco local: "Foram louváveis as palavras do Padre Lessir. Usando exemplos simples e claros, e o próprio exemplo de vida dele, o padre conseguiu passar uma mensagem de humildade, estudo e crescimento aos presentes".
Luiz comentou ainda sobre a importância da palestra da psicóloga Franciele. Segundo ele, hoje a indisciplina é uma constante nas escolas. "Se não houvesse essa parceria entre família e escola, o fardo acaba ficando apenas na escola. Existem muitas familias lavando as mãos e deixando a educação do filho a critério das escolas. O papel da família á cobrar do aluno, ligar para a escola, e se interessar na vdia escolar do filho", salentou. De acordo com o diretor, quando os pais estão presentes na comunidade escolar, o índice de indisciplina nos colégios é mínimo.