Escolas adotam câmeras de TV para evitar problemas entre alunos
Publicado em: 15/07/2012 - 08:08 | Atualizado em: 19/07/2012 - 22:35 Jornal de Beltrão
A expansão do mundo digital colocou à disposição de pessoas, empresas, instituições e governos uma enorme gama de produtos. Os telefones celulares, câmeras fotográficas com filmadoras e outros produtos se tornaram acessíveis às mais variadas faixas da população. Os novos equipamentos são mais práticos, menores e os custos de aquisição e manutenção são relativamente baixos. Há alguns anos, organismos de segurança e prefeituras começaram a instalar câmeras de monitoramento do trânsito e para detectar possíveis delitos em ruas e em instituições de crédito. Em pouco tempo, empresas dos mais variados ramos econômicos passaram a adotar esta tecnologia. E as escolas também aderiram. Diretores dizem que os furtos e algazarras diminuíram drasticamente.
Muitos benefícios com as câmeras
No Colégio Estadual de Renascença/Padre José Júnior de Vicente, até o ano passado ocorriam furtos em salas de aula, agressões entre alunos, entrada de pessoas estranhas e atos de vandalismo sem que se descobrissem os responsáveis. Com a implantação do sistema de câmeras, as coisas mudaram pra melhor. Os equipamentos foram instalados em outubro de 2011.
Márcio Camíccia, diretor, relata uma série de benefícios constatados com o projeto. As agressões entre estudantes diminuíram consideravelmente. O que foi quebrado de patrimônio público teve ressarcimento, as invasões de pessoas à instituição não aconteceram mais. "Qualquer pessoa estranha que adentra à escola é chamada a Patrulha Escolar", afirma. Furtos praticamente não vêm acontecendo mais. "Se ocorrem, os responsáveis são descobertos com a ajuda das imagens."
Antes, as salas não podiam ficar abertas na saída dos alunos para as aulas de educação física porque havia a possibilidade de furtos dos pertences. "Agora não, (as portas) ficam abertas e os alunos estão fazendo a prática esportiva", salienta Márcio.
Para a aplicação das provas, o professor comunica a direção sobre o dia e a hora e há acompanhamento para ver se os alunos estão trocando informações. Se os alunos forem pegos, depois são chamados pela direção. "Em termos de indisciplina, melhorou muito. Hoje o professor se sente protegido, ele sabe que, se sofrer qualquer ato ou agressão, os alunos estão sendo filmados", resume Márcio.
Foram investidos neste projeto R$ 9.500. O dinheiro veio do lucro de promoções, rifas e de festa junina, da APMF.
Equipamentos instalados no colégio
Colégio Estadual de Renascença: 21 câmeras espalhadas por 16 salas de aula, no pátio, saguões e no laboratório de informática.
O sistema de monitoramento é composto pelo DVR (o CPU dos computadores normais) que recebe e grava as imagens, um monitor e as câmeras. As câmeras ficam ligadas praticamente o dia todo. ,
Link da notícia (Jornal de Beltrão)
http://www.jornaldebeltrao.com.br/educacao/escolas-adotam-cameras-de-tv-para-evitar-problemas-entre-alunos-76416/
Fotos do sistema de monitoramento instalado no Colégio Estadual de Renascença Pe. J.J. Vicente - EFM